O Kopi Luwak é o cafés mais raro , conhecido como o café mais caro do mundo. Originário da Indonésia, este café é produzido de maneira incomum: os grãos são ingeridos e posteriormente expelidos por civetas, pequenos mamíferos da região.
A produção do Kopi Luwak não é uma tarefa fácil, o que contribui para seu valor alto. Por ser feito de grãos retirados das fezes da civeta, sua coleta e preparo é 100% manual. Além disso, o produto é produzido nas Ilhas de Bali, Java, Sumatra e Sulawesi, na Indonésia e sua importação envolve muitos gastos.
O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo por vários motivos, incluindo:
-
Produção difícilA coleta dos grãos é manual e exige um animal não domesticado, a civeta, que é solitária e vive na floresta tropical.
-
Fermentação naturalA civeta digere os grãos de café, liberando enzimas e ácidos que os fermentam parcialmente, resultando em um café com aroma de frutas vermelhas, pouco amargo e sem acidez.
-
Importância ambientalA produção do Kopi Luwak é associada à preservação das matas da Indonésia, onde o animal vive.
No entanto, a produção do Kopi Luwak também tem sido alvo de críticas por ser cruel com os animais:
- Para aumentar a produção, alguns produtores aprisionam as civetas em jaulas, o que as machuca e impede que se escondam durante o dia.
- As civetas são alimentadas apenas de café, enquanto na natureza têm uma dieta mais diversificada.
A World Animal Protection promove uma campanha para acabar com o comércio do Kopi Luwak feito com civetas em cativeiro